Da Terapia à sala de aula: o ethos do homem H e a construção da identidade masculina na marca The Love School

Autores

  • Karla Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco
  • Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Carolina Cavalcanti Falcão Faculdade do Vale do Ipojuca - Unifavip

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.08

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar o discurso de Renato Cardoso, representante da marca The Love School e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a partir dos conceitos de ethos e cenografia discursiva, compreendendo como os elementos pré-discursivos atuam na constituição de um ethos cambiante entre aquele que fala (o professor, o marido, o empreendedor, o “exemplo”) e aquele que escuta (o terapeuta-pastor). Para tanto, reunimos em nosso corpus alguns programas e palestras da marca e gravações do culto da Terapia do Amor, ministrado por Renato, buscando discutir a atuação da IURD no panorama religioso atual e refletir sobre as construções identitárias de gênero na referida instituição religiosa.

Palavras-chave: identidade masculina, The Love School, Igreja Universal.

Biografia do Autor

Karla Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em sociologia, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Carolina Cavalcanti Falcão, Faculdade do Vale do Ipojuca - Unifavip

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres