As rupturas de sentido na teledramaturgia brasileira contemporânea

Autores

  • Adriana Pierre Coca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.11

Resumo

Este artigo se propõe a pensar as rupturas de sentido na teledramaturgia brasileira contemporânea. O aporte teórico-metodológicobasilar é a semiótica da cultura. A reflexão está ancorada no conceito de explosão de Lotman (1999), para refletir como os aspectosestéticos e narrativos observados na teleficção podem provocar tensionamentos que conduzem a novos sentidos e nos fazem perceberdeterminados sistemas culturais que compõem a semiosfera pensada por Lotman (1999). Acreditamos que, de maneira recorrente,vêm sendo exibidas produções, sobretudo na emissora aberta hegemônica na área, que é a TV Globo, que oferecem algo imprevisívelao telespectador em relação à estética televisual e também aos percursos narrativos e, assim, propõem novos modos de contar históriasde ficção seriada na televisão.

Palavras-chave: teledramaturgia brasileira, rupturas de sentido, semiótica da cultura.

Biografia do Autor

Adriana Pierre Coca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista CAPES/DS. Doutoranda da UFRGS em Comuncação e Informação, na linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Comunicação e Linguagens, na linha de Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Rádio e TV pela UNESP (1995). É especialista em Técnicas e Teorias da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero (1997) e em Gestão de Projetos, segundo às Práticas do PMI pela FIAP (2008). Tem experiência em direção e produção de TV, trabalhou na TV Cultura de São Paulo e no SBT. Membro dos Grupos de Pesquisa Gpesc (UFRGS)  e Processocom (UNISINOS).

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Publicado

2015-07-15

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres