Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends

Autores

  • Tarcízio Macedo Universidade Federal do Pará (UFPA
  • Otacílio Amaral Filho Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10

Resumo

Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticos têm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.

Palavras-chave: cibercultura, cultura amazônica, cultura participativa, bens virtuais, consumo, jogos on-line, narrativa transmídia, MOBA.

Biografia do Autor

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Pará (UFPA

Graduando em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA). Membro dos Grupos de Pesquisa Midiática na Amazônia e Interações e Tecnologias na Amazônia (CNPq). Colaborador do projeto de pesquisa "Os Espetáculos Culturais na Amazônia". Bolsista PIBIC do projeto de pesquisa "As Redes Virtuais dos Programas de Pós-Graduação e suas Conexões Ciberespaciais como Estratégia de Sustentabilidade Epistêmica" (Facom/UFPA – Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém-PA,Brasil, CEP 66075-110).

Otacílio Amaral Filho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA) e da Faculdade de Comunicação (Facom/UFPA). Coordenador do grupo de pesquisa Midiática na Amazônia (CNPq) e do projeto de pesquisa "Os Espetáculos Culturais na Amazônia". Diretor do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA (ILC – Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém-PA, Brasil, CEP 66075-110).

Downloads

Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres