Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10Resumo
Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticos têm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.
Palavras-chave: cibercultura, cultura amazônica, cultura participativa, bens virtuais, consumo, jogos on-line, narrativa transmídia, MOBA.
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