Construções discursivas do crime em sites de redes sociais: uma análise das postagens da página “Tudo 2” no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.03Resumo
Este trabalho analisa as formações discursivas das imagens e textos produzidos pela página “Tudo 2” no Facebook, canal de comunicação mantido por discípulos e simpatizantes da facção criminosa brasileira Comando Vermelho (CV). A partir dos pressupostos da Teoria Fundamentada (TF) e da Análise do Discurso (AD), buscamos identificar de que maneira os discursos da página, ao ditarem normas de conduta comportamental, são influenciados pelos códigos morais e éticos instituídos pelo CV. A análise dos textos e imagens produzidos e disseminados pela referida página permitiu o entendimento de que os componentes explorados em manuais de conduta da organização são reapropriados nos discursos atuais, sustentando novas interpretações e interesses no contexto de visibilidade dos sites de redes sociais.
Palavras-chave: crime organizado, sites de redes sociais, Comando Vermelho, Análise do Discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.