Mídias sociais e eleições: um estudo sobre as campanhas de reeleição dos vereadores de Fortaleza no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.08Resumo
O objetivo do artigo é analisar qualitativamente o conteúdo dos tweets de vereadores de Fortaleza que tentaram a reeleição em 2012, a fim de compreender de que maneira aspectos a exemplo da sociabilidade influenciam a adoção dos media digitais. O corpus do trabalho é composto por 1.852 tweets publicados durante a última semana de campanha eleitoral nos perfis dos vereadores de Fortaleza que tentaram a reeleição. As mensagens foram classificadas nas seguintes categorias: Promoção de Ideias; Campanha Negativa; Mobilização e Engajamento; Promoção de Eventos com o Candidato ou do Interesse Dele; Temas Alheios à Política ou Sem Classificação Específica. Aponta-se uma utilização primordialmente eleitoral do microblog, com a categoria Mobilização e Engajamento sendo responsável por 45,08% das mensagens. Entrevistas com parlamentares e assessores permitiram complementar a discussão dos achados da pesquisa, indicando que o uso do microblog é determinado não apenas por fatores de ordem tecnológica, mas também cultural, social e política.
Palavras-chave: comunicação, Internet, mídias sociais, Twitter, eleições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.