Mídias sociais e eleições: um estudo sobre as campanhas de reeleição dos vereadores de Fortaleza no Twitter

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Marques Universidade Federal do Ceará
  • Camila Mont'Alverne Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.08

Resumo

O objetivo do artigo é analisar qualitativamente o conteúdo dos tweets de vereadores de Fortaleza que tentaram a reeleição em 2012, a fim de compreender de que maneira aspectos a exemplo da sociabilidade influenciam a adoção dos media digitais. O corpus do trabalho é composto por 1.852 tweets publicados durante a última semana de campanha eleitoral nos perfis dos vereadores de Fortaleza que tentaram a reeleição. As mensagens foram classificadas nas seguintes categorias: Promoção de Ideias; Campanha Negativa; Mobilização e Engajamento; Promoção de Eventos com o Candidato ou do Interesse Dele; Temas Alheios à Política ou Sem Classificação Específica. Aponta-se uma utilização primordialmente eleitoral do microblog, com a categoria Mobilização e Engajamento sendo responsável por 45,08% das mensagens. Entrevistas com parlamentares e assessores permitiram complementar a discussão dos achados da pesquisa, indicando que o uso do microblog é determinado não apenas por fatores de ordem tecnológica, mas também cultural, social e política.

Palavras-chave: comunicação, Internet, mídias sociais, Twitter, eleições.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Ceará

Professor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Comunicação Social (UFMG). Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Graduação em Jornalismo (UFC).

Camila Mont'Alverne, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do PPGCOM/UFC. Bolsista CAPES.

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Publicado

2014-09-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres