Meio ambiente e consumo: representações na mídia sob a perspectiva teórica da governamentalidade

Autores

  • Marta de Araujo Pinheiro Professora Associada 3, na Escola de Comunicação (ECO), UFRJ. Pesquisadora do CIEC-UFRJ. Professora e pesquisadora do PPGCOM - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.04

Resumo

Este artigo visa compreender as representações do consumo e do meio ambiente quando aparecem associadas como “consumo verde” empregando a perspectiva teórica e crítica dos estudos da governamentalidade. A compreensão dessas duas áreas de pensamento, meio ambiente e consumo relacionadas, torna-se importante, pois o consumo verde, como uma construção discursiva e uma prática, incorpora uma complexa convergência de ideias sobre o que “verde” e “consumo” significam na contemporaneidade. Toma-se como corpus de investigação a revista semanal Veja, edições dos anos de 1992 e 2012, marcos das duas conferências mundiais sobre o meio ambiente, Eco 92 e Rio+20, ambas realizadas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Como resultado, destacam-se dois pronunciamentos discursivos distintos: o da Eco 92 é marcado pelo benefício da eficiência do mercado, e o da Rio+20, pela soberania do consumidor e seu poder de alterar os padrões ambientais. Os pontos em comum entre os dois momentos é que ambos atenuam o envolvimento das relações sociais e políticas, e os conflitos a eles associados.

Palavras-chave: meio ambiente, consumo, governamentalidade, Eco 92, Rio+20.

Biografia do Autor

Marta de Araujo Pinheiro, Professora Associada 3, na Escola de Comunicação (ECO), UFRJ. Pesquisadora do CIEC-UFRJ. Professora e pesquisadora do PPGCOM - UFJF

Doutora em Comunicação e Cultura, pela ECO/UFRJ. Professora Associada 3, na Escola de Comunicação (ECO), UFRJ. Pesquisadora do CIEC-UFRJ. Professora e pesquisadora colaboradora do PPGCOM “Comunicação e Sociedade”, da UFJF, linha "Comunicação e Poder"

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Publicado

2014-05-06

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres