Meio ambiente e consumo: representações na mídia sob a perspectiva teórica da governamentalidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.04Resumo
Este artigo visa compreender as representações do consumo e do meio ambiente quando aparecem associadas como “consumo verde” empregando a perspectiva teórica e crítica dos estudos da governamentalidade. A compreensão dessas duas áreas de pensamento, meio ambiente e consumo relacionadas, torna-se importante, pois o consumo verde, como uma construção discursiva e uma prática, incorpora uma complexa convergência de ideias sobre o que “verde” e “consumo” significam na contemporaneidade. Toma-se como corpus de investigação a revista semanal Veja, edições dos anos de 1992 e 2012, marcos das duas conferências mundiais sobre o meio ambiente, Eco 92 e Rio+20, ambas realizadas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Como resultado, destacam-se dois pronunciamentos discursivos distintos: o da Eco 92 é marcado pelo benefício da eficiência do mercado, e o da Rio+20, pela soberania do consumidor e seu poder de alterar os padrões ambientais. Os pontos em comum entre os dois momentos é que ambos atenuam o envolvimento das relações sociais e políticas, e os conflitos a eles associados.
Palavras-chave: meio ambiente, consumo, governamentalidade, Eco 92, Rio+20.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.