Argentinos, brasileiros e telenovela: a quebra do estereótipo da rivalidade nas relações argentino-brasileiras

Autores

  • Roberta Brandalise Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.161.05

Resumo

Pesquisamos a participação da telenovela brasileira na articulação de representações sociais e de identidades culturais na fronteira Brasil-Argentina. Os modelos teórico-metodológicos adotados foram: os dos usos sociais dos meios de comunicação e do consumo cultural; a abordagem do Centro de Estudos de Telenovela sobre as relações entre ficção e realidade; e colaborações convergentes da Antropologia Cultural e do Consumo. Levantamos as apropriações e os usos que os fronteiriços faziam das telenovelas em que ocorrem representações da Argentina e dos argentinos. Constatamos que o consumo comum da telenovela gera sociabilidade, participa da memória coletiva e do jogo identitário que viceja entre eles, rompendo com o estereótipo de rivalidade que constantemente é associado às relações argentino-brasileiras.

Palavras-chave: consumo de telenovela, relações argentino-brasileiras, região de fronteira.

Biografia do Autor

Roberta Brandalise, Universidade de São Paulo

Roberta Brandalise é jornalista, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação, formada pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora orientadora da especialização Mídias na Educação, curso oferecido em São Paulo pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP).  Há uma década se dedica ao estudo da participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, especialmente em regiões de fronteira entre países. Atentando para as aproximações entre a Antropologia Cultural e os Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos no campo da Comunicação.

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres