Argentinos, brasileiros e telenovela: a quebra do estereótipo da rivalidade nas relações argentino-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.161.05Resumo
Pesquisamos a participação da telenovela brasileira na articulação de representações sociais e de identidades culturais na fronteira Brasil-Argentina. Os modelos teórico-metodológicos adotados foram: os dos usos sociais dos meios de comunicação e do consumo cultural; a abordagem do Centro de Estudos de Telenovela sobre as relações entre ficção e realidade; e colaborações convergentes da Antropologia Cultural e do Consumo. Levantamos as apropriações e os usos que os fronteiriços faziam das telenovelas em que ocorrem representações da Argentina e dos argentinos. Constatamos que o consumo comum da telenovela gera sociabilidade, participa da memória coletiva e do jogo identitário que viceja entre eles, rompendo com o estereótipo de rivalidade que constantemente é associado às relações argentino-brasileiras.Palavras-chave: consumo de telenovela, relações argentino-brasileiras, região de fronteira.
Downloads
Publicado
2014-04-30
Edição
Seção
Artigos de Temáticas Livres
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.