Corpo, performance e materialidade: por um olhar não-hermenêutico nos estudos sobre esporte

Autores

  • Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ronaldo George Helal Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2013.153.07

Resumo

A partir da obra de Gumbrecht, mas não somente dela, pretendemos sinalizar as aproximações passíveis de serem feitas entre a teoria das materialidades e os estudos sobre o esporte. Em outras palavras, como investigar o esporte adotando como repertório teórico as possibilidades levantadas pela materialidade da comunicação. Nesse sentido, revisamos brevemente a mudança de paradigma teórico em curso no campo das Ciências Sociais, bem como apontamos, na conclusão, caminhos de pesquisa a partir das ideias debatidas ao longo deste trabalho.

Palavras-chave: esporte, materialidade, corpo.

Biografia do Autor

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. Atua no projeto de pesquisa "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", onde foi bolsista por mais de um ano, sob orientação do Professor Ronaldo Helal. Também participa como voluntário do projeto "Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura", sob orientação da Professora Fátima Régis. É um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura".

Ronaldo George Helal, Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Sociologia - New York University (1986) e doutorado em Sociologia - New York University (1994). É Pós-Doutor em Ciencias Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2006). Foi vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj (2000-2004) e coordenador do PPGCOM/Uerj (2002-2004). Atualmente é chefe do Departamento de Teoria da Comunicação da FCS/Uerj e membro eleito do Consultivo da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj. Em 2008 concuiu o curso de Especialização "Tango: genealogía política e historia" ministrado pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Sociologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: midia, idolatria, esporte, futebol, identidade nacional e cultura brasileira. É colíder do grupo de pesquisa "Esporte e Cultura" (http://comunicacaoeesporte.com). Publicou 5 livros e cerca de 80 artigos em capítulos de livros e em revistas acadêmicas da área, no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2013-03-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres