A sinfonia fílmica em ‘Sal de Prata’ (2005) de Carlos Gerbase

Autores

  • Pablo Alberto Lanzoni UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2013.153.06

Resumo

Este artigo discute as aproximações entre um corpus fílmico e uma estrutura musical através do conceito de sinfonia fílmica (Lanzoni, 2012) e sua aplicabilidade em ‘Sal de Prata’. ‘Sal de Prata’ (2005) de Carlos Gerbase é um filme organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia. Inicialmente, discorre-se acerca da estrutura em música e da estrutura no cinema em que se insere a montagem. Complementa a discussão a designação de ancoragem proposta por Barthes (1964) para designar uma das funções da mensagem linguística em relação à mensagem icônica. Este texto possibilita uma reflexão acerca das utilizações multifacetadas da música no complexo cinematográfico visando a contribuir para a constituição desta área interdisciplinar de estudos.

Palavras-chave: cinema, música, música de cinema, sinfonia fílmica, ‘Sal de Prata’ (filme).

Biografia do Autor

Pablo Alberto Lanzoni, UFRGS

Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, câmpus Porto Alegre, atua no Curso Técnico em Instrumento Musical e no Projeto Prelúdio. É mestre (2012) e doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Música Bacharelado em Regência Coral pela mesma universidade (2008). Atua como regente em diferentes coros e orquestras.

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Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres