O Presenteísmo: meditações atuais sobre comunicação e temporalidade

Autores

  • Samuel Mateus Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2013.153.03

Resumo

Observamos, nas sociedades contemporâneas, com especial nitidez, a íntima relação entre a comunicação e a temporalidade. De facto, a tecnologização da comunicação (com as suas ferramentas de telecomunicação e as suas redes telemáticas) trouxe consigo uma singular experiência temporal da vida social. Na presente reflexão, pondera-se a influência que a inflexão presenteísta (apoiada na instantaneização e no imediatismo) do tempo traz à comunicação. Destacando, por um lado, o jornalismo e, por outro lado, o papel dos próprios dispositivos tecnológicos de mediação simbólica na configuração da experiência do tempo presente, apuram-se alguns dos riscos e potencialidades que o presenteísmo, enquanto contração da temporalidade, acarreta para o fenómeno comunicacional.

Palavras-chave: jornalismo, tempo presente, teoria da comunicação, ecologia mediática, memória coletiva, filosofia da comunicação.

Biografia do Autor

Samuel Mateus, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Samuel Mateus é licenciado, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Colaborador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, realiza actualmente o seu pós-doutoramento na área da experiência pública, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.Publicou em 2011 o livro "Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas".

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Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres