Gêneros jornalísticos no ensino-aprendizagem da escrita: da entrevista ao perfil
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.152.02Resumo
O objetivo deste artigo é comparar a organização tópica da fala e da escrita numa atividade de produção de texto realizada com estudantes de Jornalismo, que envolveu simultaneamente o gênero “entrevista” e o gênero “perfil”. Nessa investigação, buscaremos descrever e analisar alguns modos de dialogia experimentados por esses estudantes na passagem de uma modalidade de uso da língua para a outra. Tentaremos observar como se dá a apropriação desses gêneros quando convertidos em gêneros escolares e as implicações, em processos de aquisição da escrita, da associação entre escrita e oralidade.
Palavras-chave: entrevista, perfil, gêneros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.