Gêneros jornalísticos no ensino-aprendizagem da escrita: da entrevista ao perfil

Autores

  • Agnes Francine de Carvalho Mariano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2013.152.02

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar a organização tópica da fala e da escrita numa atividade de produção de texto realizada com estudantes de Jornalismo, que envolveu simultaneamente o gênero “entrevista” e o gênero “perfil”. Nessa investigação, buscaremos descrever e analisar alguns modos de dialogia experimentados por esses estudantes na passagem de uma modalidade de uso da língua para a outra. Tentaremos observar como se dá a apropriação desses gêneros quando convertidos em gêneros escolares e as implicações, em processos de aquisição da escrita, da associação entre escrita e oralidade.

Palavras-chave: entrevista, perfil, gêneros.

Biografia do Autor

Agnes Francine de Carvalho Mariano, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da USP

Downloads

Publicado

2013-03-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres