Fragmentation and recombination of heterogeneous elements in the web: cultural pastiche in the music video Judas

Authors

  • Guilherme Mendes Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Angela Dillmann Nunes Bicca Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.143.06

Abstract

Based on the Cultural Studies of post-modern and post-structuralist inspiration, we developed the analysis of the music video Judas, which circulates widely around the world, particularly on YouTube. This video mixes heterogeneous references composing a cultural pastiche, full of elements such as clothes and objects from different periods, motorcycles, apocryphal religious texts, stereotypes, among references to films and paintings.

Key words: cultural pastiche, music video, cultural studies.

Author Biographies

Guilherme Mendes Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (2011). Graduado em design gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atua profissionalmente como designer gráfico e digital. Atualmente pesquisa artefatos culturais populares através dos Estudos Culturais com um enfoque pós-estruturalista. Tem interesse particular pelas temáticas cibercultura e letramento midiático, bem como os processos de ressignificação de produtos culturais através das redes de comunicação e informação da internet, incluindo aí, mais especificamente, os videoclipes e novos web gêneros audiovisuais.

Angela Dillmann Nunes Bicca, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Física pela Universidade Católica de Pelotas (1992), Especialização em Lógica e Filosofia da Ciência pela UCPel (1997), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001 e 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, educação, tecnologia, cinema e publicidade.

Published

2012-05-07