Publicidade na internet: o jogo das identidades da Natura

Autores

  • Vanessa Nascimento Schleder Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Ana Luiza Coiro Moraes Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.143.05

Resumo

O artigo examina o jogo de identidades na pós-modernidade, a partir da análise da publicidade da empresa Natura veiculada pelo seu website e pelo seu perfil no Twitter. Para tanto, recorre ao instrumental teórico-metodológico dos Estudos Culturais, operacionalizando, mais especificamente, o conceito de identidade cultural na pós-modernidade cunhado por Stuart Hall. O website da Natura se configura em canal de relacionamento cuja perspectiva é fixar a sua marca aliada aos fatores de identidade cultural que reconhece em seu público, e se também insere, na forma de uma intimidade presumida, no diálogo que os sujeitos pós-modernos vêm travando pelo Twitter.

Palavras-chave: identidade, cultura, publicidade, internet.

Biografia do Autor

Vanessa Nascimento Schleder, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Publicitária. Especializanda em Comunicação e Projetos de Mídia da UNIFRA.

Ana Luiza Coiro Moraes, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Professora-Adjunta do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2012-04-20

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres