Visibilidade de liderança política nas primeiras páginas dos jornais: um estudo comparativo entre a cobertura durante ditadura e democracia
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2011.133.06Resumo
O paper discute critérios para a definição do que pode entrar no debate público a partir da produção jornalística com alta visibilidade – primeiras páginas dos jornais. O objeto empírico para discutir o assunto é o tratamento dado a uma liderança política regional do Estado do Paraná (Jaime Lerner) em dois momentos distintos: de 1971 a 1975 e de 1988 a 1992. A análise comparativa pretende identificar se existem diferenças no tratamento dado a ele nesses dois momentos – o primeiro com restrições formais através da censura prévia, para publicação de conteúdos nos jornais, e o segundo em plena vigência democrática. O jornal analisado é a Gazeta do Povo, principal veículo impresso de Curitiba. Por se tratar da mesma liderança, cargo e jornal, a hipótese é que, se houver diferençano tratamento dispensado a Lerner, ela se relaciona às restrições impostas pelo regime militar à mídia até os anos 70, ou seja, a partir de instituições políticas externas ao meio de comunicação.
Palavras-chave: visibilidade, primeira página, Gazeta do Povo, liderança política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.