Comunicação da diferença
Resumo
A comunicação se realiza, em parte, apoiando-se no reconhecimento. É porque identificamos o já conhecido e somos capazes de decodificá-lo que nos comunicamos com o outro. Em geral, são as perspectivas da primazia do código nos fenômenos da linguagem e da comunicação e a idéia de uma comunicação centrada no sujeito, formuladas de diversas maneiras, que estipulam a ênfase no reconhecimento. Há, contudo, uma dimensão de alteridade na comunicação, talvez mais difícil de ser apreendida e nomeada, mas que nos parece ser fundamental e mesmo impulsionadora dos processos comunicacionais. Para explorar esse aspecto de alteridade da comunicação, vamos recorrer, neste trabalho, às afirmações de Gilles Deleuze e Michel Tournier sobre o papel de outrem na vida social, assim como à teoria da interação verbal de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, em que destacam a percepção da novidade, e ainda à abordagem que Gabriel Tarde faz da conversação como força criadora.
Palavras-chave: processos comunicativos, interação verbal, diferença.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.