Caminhos cruzados entre a propaganda e a saúde em 1930
Resumo
Este artigo analisa as iniciativas pioneiras da propaganda rio-grandense, em escala de massa, que tinham como enfoque a saúde da população. Ao anunciar medicamentos para a cura de doenças e produtos dirigidos à saúde, a propaganda desempenhou importante papel no campo da comunicação/educação, uma vez que orientava sobre hábitos de higiene, a necessidade da conservação dos alimentos e sobre a importância da assistência médica regular, funcionando como um serviço público na propagação de conhecimentos preventivos das doenças que se alastravam pelo Rio Grande do Sul. Ao adotar um discurso claro e acessível, expropriou, aos poucos, as subjetividades, os medos e as superstições que alimentaram o imaginário popular nos anos 1930.
Palavras-chave: saúde pública, propaganda, imaginário popular.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.