Mídia televisiva regional e identidade étnica: a RBS e as configurações da identidade italiana na recepção
Resumo
A problemática da midiatização das identidades é tratada a partir da discussão de dados da pesquisa Mídia televisiva regional e identidade étnica, objetivando pensar o papel da RBS TV na configuração da identidade italiana no âmbito da recepção. São caracterizadas as construções relativas aos italianos ofertadas pela RBS TV a partir de um corpus de notícias de duas semanas de programação e analisadas as configurações da identidade e as apropriações realizadas por telespectadores deste grupo, de diferentes gerações, a partir de dados de uma pesquisa exploratória com 40 entrevistados de Bento Gonçalves (RS). Os resultados permitem pensar que a RBS participa da construção da identidade italiana, exercendo uma ação socializadora e de reforço desta identidade, ação esta que deve ser entendida em suas imbricações com os sentidos identitários configurados nos contextos da recepção.
Palavras-chave: mídia televisiva regional, identidade étnica, recepção.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.