Histórias em quadrinhos: possibilidades e tendências para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.06Resumo
Este trabalho investiga as possibilidades e tendências do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático no ensino de Química. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: inicialmente, por meio de uma revisão de literatura, analisaram-se 23 estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco nas ferramentas utilizadas para a produção das HQs, autoria, usos pedagógicos e contextos de aplicação. A segunda etapa consistiu em uma aplicação prática com a criação de uma HQ sobre reações químicas perigosas, utilizando ferramentas de inteligência artificial generativa. Os resultados indicam que, embora as HQs venham sendo exploradas de forma crescente no ensino de Química, ainda há pouca utilização de tecnologias emergentes para sua elaboração. A experiência prática com IA demonstrou o potencial dessas ferramentas para a criação de materiais didáticos personalizados, mas também evidenciou limitações técnicas que demandam curadoria e mediação docente. Conclui-se que a integração entre HQs e IA representa uma tendência inovadora e promissora, que pode ampliar as possibilidades pedagógicas no ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.