Explorando a Biodiversidade Nerd
HQs e Cultura Geek Como Estratégias de Ensino Inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.04Resumo
A utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para a acessibilidade e inclusão de estudantes, especialmente aqueles com neurodivergências. Este estudo apresenta o desenvolvimento e aplicação de 13 HQs didáticas, elaboradas com base em personagens da cultura geek, como Pokémon e Mario, para abordar conceitos de biodiversidade e taxonomia no Ensino Médio. A metodologia adotada incluiu a elaboração de narrativas visuais que relacionam conteúdos científicos a elementos lúdicos e acessíveis, seguida da implementação dessas HQs em turmas que incluíam estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e deficiência intelectual. Os resultados demonstraram aumento do engajamento, maior retenção dos conteúdos e ampliação do interesse dos estudantes pela ciência, evidenciando a eficácia da estratégia na promoção da aprendizagem significativa. Além de favorecer a compreensão de conceitos científicos por meio de estímulos visuais e narrativos, o uso das HQs se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às recomendações da neurociência sobre metodologias de ensino inclusivas. Assim, este estudo reforça o potencial das histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de Ciências, demonstrando sua viabilidade na construção de um ambiente educacional mais equitativo e acessível.
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