Uma Análise dos Memes sbre Vacinação de COVID-19 em Redes Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.07

Resumo

A discussão em torno da vacinação contra covid-19 tomou grandes proporções no debate político e de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre os conteúdos que circularam nas redes sociais on-line contra ou a favor da vacina, foram identificados os chamados memes (imagens, texto, audiovisual ou híbridas) que representam ações e reações dos usuários em diversas situações e em sua maioria com tom cômico. Esta pesquisa de caráter qualitativa teve por objetivo analisar memes sobre vacinação no ambiente on-line, coletados durante os meses de dezembro de 2021 a janeiro de 2022. Após aplicar critérios de seleção e exclusão em 41 memes coletados, 6 foram submetidos à análise visual e de conteúdo, sendo categorizados quanto a temática e tipo de meme. Foi-se identificado uma forte presença do humor - principalmente do auto-humor, quando a finalidade é rir de si próprio. Foi identificado memes do tipo macro, que consistem em imagens somadas a texto, a favor da vacinação e de crítica às informações divulgadas por grupos antivacina e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Confirmou-se que os memes se configuram enquanto peças de posição política e, em um cenário de crise sanitária cercada por incertezas, funcionaram como mecanismo de enfrentamento ao surgimento ou agravamento de doenças como ansiedade e depressão.

Biografia do Autor

Tiago Franklin Rodrigues Lucena, UEM/ UEL

Doutor (2013) e Mestre (2009) em Artes (Arte e Tecnologia) pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhando com os temas de mídias móveis, locativas, pervasivas e sencientes. Possui graduação em Arte e Mídia pela UFCG (2007) dirigindo e produzindo documentários e conteúdos interativos para a multimídia e hipermídia. Atualmente é professor adjunto do curso de Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá e é Prof. Permanente no Programa de Mestrado de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCOM-UEL. Se interessa pela relação entre Arte Digital e Interativa, Comunicação, Tecnologia e Ciência. Trabalha com os seguintes temas Ciber e Bioarte, Cibercultura, Computação Ubíqua, Pervasiva, Internet das Coisas, Estudos do Algoritmo e Arte Socialmente Engajada. Atuou como bolsista CAPES/Reuni na Universidade de Brasília/Gama colaborando com pesquisadores da Eng. Automotiva, Eletrônica, Aeroespacial, Software e de Energia, em especial desenvolvendo projetos de inovação para o campo da saúde. Foi prof. substituto do curso de Design da UnB e professor na UniCesumar no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Vice-diretor do LART - Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência UnB-Gama campus, fundado e dirigido pela Profa. Dra. Diana Domingues e esteve em doutorado sanduíche no Massachussets Institute of Technology - MIT no grupo Camera Culture - MediaLab com o Prof. Ramesh Raskar. Realizou visitas técnicas a institutos de pesquisas na Alemanha (Fraunhofer) e apresentou trabalho e exposições coletivas no Museu da Republica em Brasília, CCBB, Memorial da América Latina e Museu da Imagem e Som (MIS) em São Paulo, Centro Cultural San Martin em Buenos Aires, Oncena Bienal de Havana e papers e projetos desenvolvidos em eventos na Turquia, Emirados Arabes Unidos, Hungria, Líbano, Canadá e EUA.

Graça Penha Nascimento Rossetto, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Faculdades Integradas São Pedro (2004), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, democracia digital, redes sociais online, sociedade civil e Twitter.

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Publicado

2024-11-23