Uma Análise dos Memes sbre Vacinação de COVID-19 em Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.07Resumo
A discussão em torno da vacinação contra covid-19 tomou grandes proporções no debate político e de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre os conteúdos que circularam nas redes sociais on-line contra ou a favor da vacina, foram identificados os chamados memes (imagens, texto, audiovisual ou híbridas) que representam ações e reações dos usuários em diversas situações e em sua maioria com tom cômico. Esta pesquisa de caráter qualitativa teve por objetivo analisar memes sobre vacinação no ambiente on-line, coletados durante os meses de dezembro de 2021 a janeiro de 2022. Após aplicar critérios de seleção e exclusão em 41 memes coletados, 6 foram submetidos à análise visual e de conteúdo, sendo categorizados quanto a temática e tipo de meme. Foi-se identificado uma forte presença do humor - principalmente do auto-humor, quando a finalidade é rir de si próprio. Foi identificado memes do tipo macro, que consistem em imagens somadas a texto, a favor da vacinação e de crítica às informações divulgadas por grupos antivacina e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Confirmou-se que os memes se configuram enquanto peças de posição política e, em um cenário de crise sanitária cercada por incertezas, funcionaram como mecanismo de enfrentamento ao surgimento ou agravamento de doenças como ansiedade e depressão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.