Representação da Inteligência Artificial pela Mídia:
Análise do Discurso e do Conteúdo de uma Cobertura Noticiosa em Língua Inglesa.
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.05Resumo
Este estudo examina a representação da inteligência artificial na mídia de língua inglesa, concentrando-se em um evento específico: a criação de um dialeto exclusivo pelos sistemas de inteligência artificial (IA) do Facebook Inc. em 2017. Usando análise de conteúdo e análise de discurso, este estudo examina artigos jornalísticos para entender como a mídia aborda tópicos técnicos complexos relacionados à IA e se há uma tendência ao sensacionalismo. A hipótese central é que a grande mídia geralmente não faz uma análise aprofundada dos eventos técnicos de IA, optando, em vez disso, por uma cobertura sensacionalista. A análise revelou uma tendência a sensacionalizar eventos relacionados à IA, muitas vezes sem uma análise técnica aprofundada. Foi identificada uma prevalência de narrativas sensacionalistas e especulativas. Esse padrão de cobertura, mais voltado para atrair o público por meio do sensacionalismo, pode influenciar negativamente a compreensão do público sobre a inteligência artificial e suas implicações, destacando a necessidade de uma abordagem mais responsável e informativa por parte dos jornalistas.
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