A Carne em Disputa

variabilidade das estratégias de convocação midiática ao consumo da carne vegetal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.261.04

Resumo

Posto que as escolhas alimentares envolvem classificações e símbolos que revestem seu consumo de um caráter ético e moral, o objetivo do presente artigo é analisar as convocações midiáticas ao consumo das carnes vegetais. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de Linha Francesa, objetivamos estudar diferentes processos de produção discursiva materializados na comunicação de atores midiáticos que convocam ao consumo desse produto como as ONGs vinculadas aos direitos dos animais e marcas produtoras de carne vegetal. Iremos observar os discursos em disputa e as diferentes estratégias discursivas mobilizadas por tais atores nos cenários midiáticos que promovem o consumo de carne vegetal.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, ESPM-SP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Email: elizacasadei@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-03-31

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres