Modelos de negócios e economia da confiança:

em busca de contribuições para a Comunicação

Autores

  • Ramon Bezerra Costa Departamento de Comunicação Social. Programa de Pós-graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.261.01

Resumo

Este artigo reflete sobre modelos de negócios na Comunicação utilizando revisão bibliográfica e análise de vinte e uma plataformas da economia da confiança escolhidas por amostragem intencional. Busca-se compreender quais elementos compõem esses modelos de negócios, evidenciando que tais modelos não se resumem à geração de receita, como geralmente são tratados, mas concernem ao arranjo de elementos visando a produção e o compartilhamento de sentidos. O objeto empírico foi escolhido pela presença cada vez maior das plataformas no cotidiano e pela economia da confiança exprimir um processo comunicacional.

Biografia do Autor

Ramon Bezerra Costa, Departamento de Comunicação Social. Programa de Pós-graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (Mestrado profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa ETC/UFMA/CNPq financiado pela FAPEMA. E-mail: ramon.bezerra@ufma.br.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres