Transparência e ética jornalística: análise de códigos deontológicos nos maiores mercados de notícia latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.08Resumo
A transparência tem sido um tema inevitável no debate público desde a década de 1980 como alternativa de resgate de parte da credibilidade perdida pelas instituições. O clamor por transparência se estende para além dos governos e atinge o ambiente corporativo, incluindo as empresas jornalísticas, sobretudo nos últimos vinte anos. Neste artigo, analisamos a presença de valores como a transparência e a accountability nos códigos de ética dos vinte maiores mercados consumidores de notícias da América Latina. A amostra dos documentos analisados contém códigos classistas e normativas de empresas do setor, contemplando as variadas formas de regramento deontológico no jornalismo da região. Os resultados da análise mostram que, em geral, a disposição de ser mais transparente se concentra em aspectos superficiais da prática jornalística. Observamos também alguma disposição discursiva em torno da transparência, mas os códigos de ética latino-americanos raramente incentivam os jornalistas a descrever seus procedimentos de trabalho e ainda estão muito distantes de práticas efetivas de media accountability, como as observadas em outras regiões, como no norte da Europa
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