O gosto algorítmico

A lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.02

Resumo

Neste artigo, discutem-se os fundamentos e as formas de operação dos sistemas de recomendação automática de música nos serviços de streaming, que ganham crescente centralidade no consumo midiático. Na primeira parte do texto, discute-se a definição de gosto em três distintas abordagens: da filosofia, da sociologia e da neurologia. Entende-se que a concepção neurológica do gosto marca uma ruptura importante com as tradições anteriores, sendo adotada pela indústria de informática e estabelecendo condicionantes sobre a fruição musical. Em seguida, discute-se o funcionamento dos principais métodos de recomendação automática, desenvolvidos com apoio de Inteligência Artificial (IA). Por fim, levantam-se questões sobre possíveis consequências do uso intensivo de IA na distribuição de música por meio de serviços de streaming, numa perspectiva comunicacional, focada na circulação e no consumo.

Biografia do Autor

Leonardo de Marchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Gustavo Ferreira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor Adjunto no Curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Doutor em Comunicação pela UERJ. Mestre em Comunicação pela UFPR. 

Rafael Machado Saldanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres