“Lá vem você com seus larará”: Criolo e as negociações com o samba em Espiral de Ilusão
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.10Resumo
Este artigo reflete sobre a vinculação de artistas do RAP brasileiro ao samba, observando como esse fenômeno é atualizado em diferentes obras até culminar em um álbum inteiramente dedicado ao gênero musical, como é o caso de Espiral de Ilusão lançado por Criolo em 2017. Procurando compreender como esse processo se estabelece, e é percebido pelo público, articulamos um breve histórico do samba, assim como de artistas vinculados ao RAP que instituíram aproximações com a expressão sonora, a fim de apresentar um estudo de caso sobre a produção de sentidos do álbum Espiral de Ilusão no YouTube, por meio de conversações do público no canal do artista. A partir da Análise de Construção de Sentidos em Redes Digitais, entendemos que, embora haja um estranhamento da ausência do RAP na obra, ocorre um enaltecimento do samba, que parece estar vinculado a sua valorização no Brasil e a seus traços consonantes ao RAP, a partir de marcadores como território, classe e racialidade
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