O que é a eliminação de uma alternativa (ir)relevante?
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2014.153.02Resumo
Nós propomos aqui uma análise completa para o conceito de conhecimento de proposições corrigíveis por agentes não reflexivos. Nossa proposta absorve algumas exigências que são próprias da teoria das alternativas relevantes (TAR). Mais especificamente, a exigência de que o justificador da crença-alvo tenha de eliminar alternativas para que a crença gerada possa ser convertida em conhecimento. Ao absorver tal exigência, nossa proposta herda automaticamente a tarefa de analisar o conceito de eliminação. Nós assumimos tal tarefa e acreditamos tê-la cumprido definitivamente. No percurso desse cumprimento, porém, tivemos que lidar com um resiliente argumento cético o qual explora a conversão entre a possibilidade do erro e a ocorrência de casos de crença acidentalmente verdadeira. No final, apresentamos uma proposta de conhecimento que nos permite, segundo cremos, a erradicação da sorte epistêmica e a prova da incorreção do resiliente argumento cético.
Palavras-chave: teoria das alternativas relevantes, ceticismo, problema de Gettier.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.