Relativismo acerca da verdade e predicados do gosto
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2012.132(suppl).03Resumo
O relativismo sobre a verdade é uma doutrina coerente? Alguns têm argumentado que uma resposta a esta questão depende se pode haver casos de desacordo genuíno, onde, aqueles que discordam, sustentam crenças confl itantes sobre a mesma posição e ainda estão autorizados a dizer que no que eles acreditam é verdade. Estes têm sido chamados casos de discordâncias perfeitas e são frequentemente explorados considerando os casos de desacordos sobre gosto. No entanto, esta não é a forma correta de formular a doutrina dos relativistas, e as discussões sobre gosto são frequentemente baseadas numa visão falha da natureza do gosto e do funcionamento dos predicados de gosto. Eu examino o caso do gosto com mais detalhes e considero perspectivas para uma forma genuína de relativismo sobre a verdade.
Palavras-chave: relativismo, verdade, gosto, predicados de gosto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.