Para uma nova filosofia da medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2026.271.12

Palavras-chave:

filosofia da medicia, conhecimento científico (epistemē), habilidades profissionais (technē), valores objetivos (ethikē).

Resumo

Neste artigo, argumento que a Medicina Baseada em Evidências (EBM) e a Medicina Centrada no Paciente (PCM) são normalmente vistas como incompatíveis, mas se evitarmos os problemas filosóficos de ambos os lados (por exemplo, o reducionismo da EBM e o inflacionismo da PCM), elas podem ser consideradas complementares. Após examinar os principais componentes da EBM e da PCM, propus uma nova filosofia da medicina capaz de demonstrar que a medicina é uma prática social tridimensional composta por conhecimento científico (epistemē), habilidades profissionais (technē) e valores objetivos (ethikē). Denomino essa abordagem de “Integral Philosophy of Medicine” (IPMed) e aqui detalharei alguns de seus princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Darlei Dall'Agnol, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Titular

Departamento de Filosofia,

Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2026-05-07

Como Citar

DALL’AGNOL, D. Para uma nova filosofia da medicina. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 27, n. 1, p. 1–12, 2026. DOI: 10.4013/fsu.2026.271.12. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/28634. Acesso em: 8 maio. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Conhecimento científico, pandemias e mudanças climáticas: desafios emergentes