A questão da técnica no pensamento de Jürgen Habermas: elementos para um quadro teórico-conceitual e referencial
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2020.211.11Resumen
O fenômeno técnico/tecnológico é um eixo caro ao pensamento de Jürgen Habermas, que, desde seus primeiros escritos até suas mais recentes produções, mantém relação de proximidade e desenvolvimento teórico-conceitual e crítico sobre tal. Embora não possua uma obra específica sobre esta temática, assim como sua teoria da religião, uma Filosofia da Tecnologia no pensamento de Habermas se espraia na totalidade da arquitetônica de sua trajetória intelectual. Neste sentido, o objetivo deste artigo é oferecer elementos que possam ser articulados no intuito de se construir um quadro teórico-conceitual e referencial a partir dos principais eventos e construções no pensamento de Habermas em referência ao fenômeno técnico/tecnológico. Como este se relaciona com as coordenadas mestras do pensamento de Habermas – Modernidade, racionalidade e sociedade? Como aparece e qual seu impacto no âmbito dos conceitos de mundo-da-vida e sistema? Pretende-se, a partir destas interrogações, oferecer elementos para construção de uma cartografia do pensamento de Habermas sobre a técnica.
Palavras-chave: Habermas, técnica/tecnologia, filosofia da tecnologia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.