Notas sobre a mentalidade técnica: a intenção pedagógica e a ênfase ativa na filosofia da técnica de Gilbert Simondon
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2020.211.08Resumen
Em seu tempo de vida, Gilbert Simondon foi conhecido como um filósofo dos objetos técnicos. A partir de 1989, com a recuperação de sua obra metafísica, passou a ser estudado também em suas implicações ontogenéticas, psicossociais e ético-políticas. No entanto, estas duas abordagens não se excluem: a filosofia da técnica de Simondon é também uma ética e contém o germe de uma política, desdobrando-se em propostas de pedagogia e formação. Este artigo expõe e examina as preocupações pedagógicas e éticas de Simondon a partir de seus conceitos de “tecnicidade”, “mentalidade técnica”, “tecnologia” e “enciclopedismo””. Por fim, o artigo examina as propostas de ensino efetivamente apresentadas por Simondon em seu tempo de professor e em sua obra teórica, procurando nelas elementos que possam constituir as bases de um ensino sustentado na “mentalidade técnica” defendida por Simondon, e que possa se adequar aos desafios contemporâneos, como o avanço das tecnologias da informação e o Antropoceno.
Palavras-chave: Gilbert Simondon, mentalidade técnica, enciclopedismo, tecnologia, Antropoceno.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.