Tirania e justiça: Platão sobre o abuso do Poder, na República
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2019.203.02Resumen
O argumento de Trasímaco, apresentado por Platão, na República I, sobre a justiça e o [homem] “justo” e os seus contrários – a injustiça e o [homem] injusto – tem sido submetido a largo número de interpretações. Os nossos objetivos com este texto são: 1. compreender como a partir da definição da justiça como “a vantagem do mais forte” (338c, 339a, 344c) a injustiça acaba por ser vista como “mais potente, mais livre e mais despótica que a justiça” (344c); 2. ler a crítica de Platão a este argumento como um aviso sobre o perigo de usar a lei para promover o abuso do Poder.
Palavras-chave: Platão, República, justiça/injustiça, tirano/tirania.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.