“O homem é o senhor de suas ações”: a concepção de escolha em Tomás de Aquino e Jean-Paul Sartre
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2012.133.06Resumen
Neste texto, estabeleceremos aproximações entre as concepções de escolha de Tomás de Aquino (1224-1274) e de Jean-Paul Sartre (1905-1980). A intenção é propiciar uma reflexão sobre a permanência de características essencialmente humanas, mesmo em condições históricas – e teóricas – muito distintas. A análise segue os pressupostos da História Social, sob a perspectiva de longa duração de Braudel. Com efeito, é possível identificar analogias entre o conceito tomasiano e sartreano de escolha, o que nos permite, no campo educacional, realizar inferências sobre a responsabilidade do homem em relação a suas ações.
Palavras-chave: escolha, educação, Tomás de Aquino, Jean-Paul Sartre.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.