O discurso de proteção aos direitos humanos e a dominação periférica
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2012.132.05Resumen
O trabalho tem como objetivo investigar a concepção de direitos humanos a partir do ângulo da influência ideológica discursiva, bem como o seu consequente resultado no contexto material no qual estamos inseridos, principalmente na realidade brasileira. O objetivo específico é a investigação do discurso de proteção dos direitos humanos enquanto estratégia vinculada à legitimação das atividades políticas e jurídicas dos países desenvolvidos para o reforço das relações de dependência por meio da imposição de comportamentos determinados. Enfim, quando falamos de direitos humanos, visamos abordar a noção de direitos humanos na concepção de quem e para quem está destinado.
Palavras-chave: direitos humanos, legitimação, dominação periférica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.