Injustiça algorítmica e direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.09Palabras clave:
injustiça algorítmica, inteligência artificial, vítimas, direitos humanos.Resumen
O objetivo central deste artigo é investigar as injustiças que podem ser ocasionadas pelo uso de novas tecnologias, especialmente, a inteligência artificial, tendo por foco central o respeito aos direitos humanos e a proteção dos mais vulneráveis ou vítimas. Quer-se estudar os impactos da IA em nossas vidas e a possível ameaça à dignidade humana, identificando as possíveis injustiças ocasionadas, tais como discriminações preconceituosas, estereótipos identitários e acesso desigual ao sistema de saúde, entre outros, caracterizando-se como injustiça algorítmica. Na parte final do texto, propomos algumas estratégias para enfrentar este tipo específico de injustiça.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Denis Coitinho; André Olivier da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.