A questão da técnica no pensamento de Jürgen Habermas: elementos para um quadro teórico-conceitual e referencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2020.211.11

Resumo

O fenômeno técnico/tecnológico é um eixo caro ao pensamento de Jürgen Habermas, que, desde seus primeiros escritos até suas mais recentes produções, mantém relação de proximidade e desenvolvimento teórico-conceitual e crítico sobre tal. Embora não possua uma obra específica sobre esta temática, assim como sua teoria da religião, uma Filosofia da Tecnologia no pensamento de Habermas se espraia na totalidade da arquitetônica de sua trajetória intelectual. Neste sentido, o objetivo deste artigo é oferecer elementos que possam ser articulados no intuito de se construir um quadro teórico-conceitual e referencial a partir dos principais eventos e construções no pensamento de Habermas em referência ao fenômeno técnico/tecnológico. Como este se relaciona com as coordenadas mestras do pensamento de Habermas – Modernidade, racionalidade e sociedade? Como aparece e qual seu impacto no âmbito dos conceitos de mundo-da-vida e sistema? Pretende-se, a partir destas interrogações, oferecer elementos para construção de uma cartografia do pensamento de Habermas sobre a técnica.

Palavras-chave: Habermas, técnica/tecnologia, filosofia da tecnologia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Fernandes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPI (PPGFIL/UFPI). Professor de Filosofia na UFPI/CSHNB. Membro do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica (ANPOF).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

FERNANDES, M. A questão da técnica no pensamento de Jürgen Habermas: elementos para um quadro teórico-conceitual e referencial. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 21, n. 1, p. 114–123, 2020. DOI: 10.4013/fsu.2020.211.11. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/fsu.2020.211.11. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossier