Identidade idealista e Mimesis dialética na estética negativa de Adorno

Autores

  • Antonio Gutiérrez Pozo Profesor Titular de la Universidad de Sevilla-España

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2013.141.01

Resumo

Adorno realça a relevância filosófica da arte, mas –contra Hegel– ele a pensa sobre a base da convergência entre arte e filosofia. Essa convergência é fundamentada sobre a dialética da mímesis descoberta na experiência estética. Adorno incorpora na filosofia o elemento estético da mímesis, que é ele que permite à razão filosófica, primeiro, superar a identidade imposta pelo idealismo hegeliano e, segundo, converter-se em dialética para pensar o que não pode pensar-se, o concreto.

Palavras-chave: Adorno, Hegel, identidade, dialética, mímesis, arte, filosofia.

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Biografia do Autor

Antonio Gutiérrez Pozo, Profesor Titular de la Universidad de Sevilla-España

Facultad de Filosofía - Profesor Titular

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Publicado

2013-03-18

Como Citar

POZO, A. G. Identidade idealista e Mimesis dialética na estética negativa de Adorno. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 14, n. 1, p. 2–17, 2013. DOI: 10.4013/fsu.2013.141.01. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/fsu.2013.141.01. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos