Extração e aplicação do óleo essencial da casca da laranja como um ingrediente natural
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2018.122.05Resumo
A extração de óleos essenciais, produtos originados do metabolismo secundário das plantas, apresentam características benéficas por atuarem como antioxidantes, anticancerígenos, antimicrobianos, antifúngicos, entre outros. O presente trabalho avaliou o perfil químico e a capacidade antioxidante do óleo essencial extraído da casca da laranja Citrus sinensis (L.) Osbeck e o seu potencial como ingrediente natural no desenvolvimento de produto. O óleo essencial foi extraído através do método de hidrodestilação com aparelho Clevenger. A atividade antioxidante foi avaliada através da captura de radicais livres pelos métodos ABTS•+ e DPPH e o perfil fitoquímico por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/EM). O D-limoneno (91,4%) e beta-mirceno (2,46%) foram encontrados como componentes químicos majoritários. O IC50 no teste de DPPH ocorreu na concentração de 0,02 ?mol ET/mL e o IP em 0,03 ?mol ET/mL, alcançando inibição de 81,45%. No teste de ABTS•+, o IC50 ocorreu em torno de 11?mol ET/L e o IP em 20 ?mol ET/L, alcançando inibição de 94,64%. Posteriormente às análises químicas, foi desenvolvida uma gelatina sabor laranja com o óleo essencial extraído. A qualidade do produto foi avaliada por meio de análise sensorial em escala hedônica de 7 pontos com 60 alunos da Universidade UNISINOS. As notas obtidas para sabor, aroma e textura foram entre 6 (gostei muito) e 7 (gostei muitíssimo). No atributo aparência, as notas foram mais baixas, e a nota média foi 5 (gostei moderadamente). No índice de aceitação do produto, a avaliação global foi de 83,21%. Desta maneira, conclui-se que a gelatina natural foi bem aceita pelos avaliadores, podendo ser comercializada tanto por suas propriedades antioxidantes, quanto por suas propriedades sensoriais, estando alinhado ao comportamento do consumidor e às novas tendências de mercado.
Palavras-chave: Óleos essenciais. Citrus sinensis (L.) Osbeck. Cromatografia Gasosa. Capacidade antioxidante. Análise sensorial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.