Efeito da adição de zircônia estabilizada com céria nas propriedades mecânicas de compósitos à base de alumina
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2015.112.06Resumo
Revestimentos de máquinas e equipamentos, por consequência de processos industriais, são danificados por abrasão, impacto e ataque químico, o que torna necessária a frequente parada de produção para ações de manutenção. Essa situação motiva o desenvolvimento de materiais de maior resistência a essas solicitações. A adição de óxidos de zircônio e cério em compostos à base de alumina tem apresentado resultados promissores quanto ao aumento nos valores de propriedades como a resistência mecânica, a densidade e a dureza. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi o estudo da influência da adição de zircônia parcialmente estabilizada com céria (ZPEC, 3 a 10%) em compósitos à base de alumina. Para a obtenção desses compostos, óxido de alumínio, óxido de cério e óxido de zircônio foram misturados em moinho de bolas e conformados por prensagem isostática a frio. Após, passaram por um processo de secagem e foram sinterizados a 1.500 ou 1.600°C. As matérias-primas foram caracterizadas por difração de raios X e granulometria a laser. As propriedades mecânicas, densidade, porosidade, resistência à flexão e dureza, dos materiais após a sinterização foram avaliadas utilizando-se ensaios de retração linear de queima, porosidade e densidade aparente e resistência mecânica à flexão em 4 pontos. Por ser um composto a ser utilizado em revestimentos de máquinas sujeito à desgaste erosivo, a taxa de erosão foi determinada através da aplicação de ensaio baseado na norma ASTM G-76. Os resultados indicam que o aumento no teor de ZPEC nos compósitos a base de alumina tende a elevar os valores de resistência ao desgaste erosivo, de densidade e de resistência à flexão desses materiais, propriedades de extrema importância para a aplicação de materiais em ambientes industriais.
Palavras-chave: alumina, zircônia estabilizada com céria, propriedades mecânicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.