Estudo de alto-falantes a partir de materiais magnéticos macios sinterizados
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2015.112.05Resumo
Este trabalho tem por objetivo o estudo de alto-falantes nos quais os núcleos, usualmente construídos a partir de ferro fundido ou aço laminado, são substituídos por peças de ligas obtidas a partir dos processos da Metalurgia do Pó. O estudo compreende a obtenção de curvas de histerese de Fe puro e de diversas ligas sinterizadas, tais como, FeP, FeSi e FeNi e posterior simulação através de elementos finitos, considerando uma topologia convencional de um alto-falante comercial. As simulações compreendem a avaliação de fluxo no entreferro e um estudo teórico sobre as potências desenvolvidas comparativamente a alto-falantes com núcleos convencionais.
Palavras-chave: metalurgia do pó, simulação por elementos finitos, alto-falantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.