Desenvolvimento de ímãs quatro polos para sensor de velocidade de motocicletas
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2015.111.03Resumo
Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de ímãs na forma de anel, quatro polos, para sensor de velocidade de motocicletas, a partir de ferrita de bário e estrôncio. O modelo dos ímãs desenvolvidos foi baseado em ímãs já fabricados para esse fim. Foram testadas diversas matérias-primas com variação de aditivos. As amostras foram confeccionadas e medidas, e os dados foram comparados a ímãs produzidos comercialmente. Finalmente, os ímãs foram montados nos sensores de velocidade e realizados testes de campo. Os ímãs desenvolvidos apresentaram excelentes resultados, tendo como o maior magnetismo remanente 500 Gauss para a liga ferrita de bário PFL com 4% de ácido esteárico e 1 ou 2% de sílica, ficando 20% acima do magnetismo solicitado.
Palavras-chave: ímãs de ferrita, metalurgia do pó, sensor de velocidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.