Análise da trafegabilidade de rodovia segundo as manifestações patológicas nas placas de concreto: estudo de caso

Autores

  • Bernardo Fonseca Tutikian Unisinos - Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - PPGEC
  • Fabrício Longhi Bolina itt Performance /Unisinos
  • Bruno Fernandes itt Performance / Unisinos
  • Hinoel Zamis Ehrenbring
  • Augusto Masiero Gil itt Performance /Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/ete.2015.111.02

Resumo

O descomedido incremento da frota nacional de veículos fomenta debates quanto à infraestrutura rodoviária, principalmente na construção, ampliação ou recuperação das estradas existentes. Nesse contexto, observa-se que a Rodovia Mário Quintana (ERS-118) apresenta alarmante estado de conservação e trafegabilidade, proveniente, principalmente, do grau de deterioração elevado das placas de concreto constituintes do pavimento. O objetivo deste trabalho foi determinar a integridade funcional dessa rodovia segundo avaliação e análise das manifestações patológicas das placas de concreto. Fundamentado no método desenvolvido pelo U.S. Corps of Engineers (USACE), através do índice de condição do pavimento (ICP), o trabalho foi estruturado em três partes: (a) método de avaliação das placas, (b) análise dos resultados e (c) conclusão. Os resultados obtidos indicam que a rodovia não apresenta mais funcionalidade e que sua vida útil, por conseguinte, findou-se.

Palavras-chave: patologia, pavimentos de concreto, rodovia ERS-118, Método ICP, trafegabilidade.

Biografia do Autor

Bernardo Fonseca Tutikian, Unisinos - Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - PPGEC

Curso de engenharia civil Unisinos - Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - PPGEC

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Publicado

2015-09-02

Edição

Seção

Artigos