Estudo do comparativo do comportamento mecânico em uniões soldadas dos aços de alta resistência de 700 e 1.000MPa
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2014.102.03Resumo
A aplicação de aços de alta resistência está fortemente difundida na indústria metal-mecânica, principalmente em aplicações onde a redução de peso é importante, como, por exemplo, na indústria de implementos rodoviários e maquinário agrícola. Este artigo visa realizar uma análise comparativa no comportamento mecânico (microdureza e ensaio de tração) de juntas soldadas de dois diferentes aços soldados através do processo GMAW – Gas Metal Arc Welding – utilizando diferentes valores de corrente e tensão. O processo de soldagem foi realizado com o auxílio de um sistema robotizado para manter a homogeneidade ao longo da junta, a distância e o posicionamento correto no comprimento total da junta soldada. Foram realizados ensaios de caracterização via microscopia ótica, perfis de microdurezas e ensaios de tração. Os resultados mostraram que, em uma junta soldada de aço estrutural, as propriedades mecânicas entre o metal base e a solda possuem uma importância primordial nos resultados fi nais dos ensaios.
Palavras-chave: soldagem, microdureza, ensaio de tração, aços de alta resistência e baixa liga.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.