Reaproveitamento dos resíduos de borracha em blendas com poliestireno
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2014.101.01Resumo
Blendas poliméricas são uma mistura física de dois ou mais polímeros para formar um novo polímero com propriedades desejadas. Pretende-se, com este trabalho, produzir blendas poliméricas a partir de uma matriz de poliestireno com resíduos de borracha reciclada visando à obtenção de aumento das propriedades mecânicas como resistência ao impacto e à flexão em comparação com o poliestireno. Resíduos de borracha, provenientes das indústrias de calçados foram adicionados ao poliestireno visando a sua tenacificação. As blendas foram caracterizadas mecanicamente e foi feito um estudo reológico. As blendas de poliestireno/composto de borracha reciclada, inicialmente foram preparadas em uma extrusora de rosca dupla corrotacional e, posteriormente,os grânulos extrusados foram moldados por injeção. O estudo reológico dessas blendas foi realizado em misturador interno acoplado a um Reômetro de Torque System 90 da Haake-Blucher. Os resultados obtidos com o estudo reológico e o ensaio mecânico sob impacto mostraram que quanto maior a percentagem de SBRr adicionado, maiores os valores de torque e de resistência ao impacto de todas as blendas, enquanto que a resistência à flexão diminuiu. Esses resultados ilustram uma boa perspectiva de aplicação desses rejeitos industriais, uma vez que se podem reduzir os efeitos nocivos sobre o meio ambiente.
Palavras-chave: blendas poliméricas, reaproveitamento, resíduos de borracha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.