Influência da porosidade no módulo de elasticidade de um material compósito com foco na indústria de materiais de fricção
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2013.92.04Resumo
Este trabalho tem como finalidade investigar a correlação entre porosidade e módulo de elasticidade em materiais de fricção, focando na influência do teor e no tipo de fibra utilizado, visando à proposição de um modelo matemático que correlacione essas duas propriedades. A modelagem proposta foi desenvolvida tendo como base a Lei das Misturas Modificada (Al-Qureshi, 1988) e os equacionamentos propostos por Spriggs (1961) e Kingery et al. (1976). Para simplificação do modelo, foi analisado um compósito contendo um aglomerante e um elemento de reforço. Com o objetivo de utilizar materiais empregados na indústria de fricção, fez-se uso de matriz fenólica e as fibras de vidro e aramida como elemento de reforço. Os compósitos analisados foram separados em 2 grupos, de acordo com a fibra utilizada, e, dentro destes grupos, foi variado o percentual de fibra. Com base nos resultados obtidos experimentalmente foi verificado o uso do modelo proposto, que apresentou resultados satisfatórios.
Palavras-chave: porosidade, módulo de elasticidade, materiais de fricção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.