Elaboração e avaliação de alguns aspectos da qualidade de cerveja isenta de glúten
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2013.91.02Resumo
A doença celíaca é a intolerância ao glúten, cujo tratamento dietético consiste em não consumir alimentos que contenham essa proteína. Em função da oferta limitada de cerveja sem glúten, indivíduos com intolerância ao glúten apresentam dificuldade de consumo dessa bebida. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e avaliar a aceitação de uma cerveja sem glúten utilizando malte de sorgo e cereais não malteados como arroz e milho. As formulações foram submetidas às análises físico-químicas de umidade, cinzas, proteínas, açúcar redutor, pH, acidez e teor alcoólico; e sensoriais de aceitação dos atributos aparência, sabor, textura e aceitação global, além da intenção de compra. Os teores de cinzas, proteínas, umidade e álcool das formulações elaboradas variaram entre 0,35-0,40%; 0,26-0,35%; 93,3-95,1% e 4,56-4,90 ºGL, respectivamente. Os resultados do índice de aceitabilidade dos atributos aparência, sabor, textura e aceitação global das quatro formulações foram superiores a 40%. A amostra de cerveja comercial sem glúten apresentou melhor aceitação na avaliação sensorial. A partir dos resultados da avaliação sensorial das amostras comerciais com e sem glúten e das quatro formulações elaboradas no presente trabalho, verificou-se que são necessárias alterações nas formulações e/ou no processo de elaboração a fim de obter um produto com melhor aceitação sensorial.
Palavras-chave: glúten, cerveja, celíaco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.