Avaliação de impactos ambientais como ferramenta de gestão ambiental aplicada aos resíduos sólidos do setor de pintura de uma indústria automotiva
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da avaliação ambiental do processo de pintura de uma indústria automotiva. Três métodos de avaliação foram utilizados: construção de planilha de aspectos e impactos, construção de matrizes de “Leopold” modificadas, e quantificação da geração de resíduos sólidos. A geração de resíduos sólidos perigosos oriundos do processo de pintura utilizado é o aspecto ambiental que requer maior atenção, sendo necessário o desenvolvimento de novas medidas de controle baseadas no princípio da tecnologia limpa. A integração dos métodos de avaliação permitiu uma visualização rápida e hierarquizada dos impactos, além de permitir uma avaliação das medidas de controle adotadas.
Palavras-chave: certificação ambiental, ISO 14000, gerenciamento ambiental, resíduos sólidos, impactos ambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.