Recuperação de estanho e cobre a partir da reciclagem de placas de circuito eletrônico de microcomputadores sucatados
Resumo
Este trabalho experimental apresenta os resultados preliminares da lixiviação de placas de circuito eletrônico de microcomputadores sucatados visando a extração de estanho e cobre, além da recuperação daquelas espécies através de precipitação por neutralização do licor de lixiviação. As placas foram desmontadas, fragmentadas e moídas em moinho de cilindro. O pó da placa obtido foi lixiviado com soluções aquosas 2,18N H2SO4, 2,18N H2SO4+3,0N HCl, 3,0N HCl e 3,0N HCl+1,0N HNO3. O sistema empregando solução 2,18N H2SO4 apresentou os percentuais de extração mais baixos para Sn (2,7%) e Cu (inferior a 0,01%), enquanto que o sistema 3,0N HCl+1,0N HNO3 foi o que apresentou os melhores resultados para Sn (98%) e Cu (93%). Os precipitados obtidos em diferentes valores de pH na etapa de neutralização com NaOH dos licores de lixiviação do sistema 3,0N HCl+1,0N HNO3 foram os que apresentaram os percentuais de recuperação mais elevados, sendo que em relação ao pó de alimentação e ao licor de lixiviação os resultados foram 84,1% e 85,8% para Sn e 31,9% e 34,3% para o Cu, respectivamente.
Palavras-chave: estanho, cobre, reciclagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.