Análise reológica de misturas de PSAI com resíduos de espuma rígida de poliuretano
Resumo
Neste trabalho foi determinada a viscosidade do poliestireno alto impacto (PSAI) puro e de misturas com resíduos de espuma rígida de poliuretano (PUR), por meio de ensaios de Índice de Fluidez (IF), para taxas de cisalhamento compreendidas entre 3 e 20 s-1 a temperatura de 200OC. Utilizando equações que descrevem o fluxo em canais circulares e a partir das medidas de fluxo de massa (IF), calculou-se a taxa de cisalhamento, a tensão de cisalhamento e a viscosidade para o PSAI puro a 200ºC com cargas de 2,12; 3,77 e 4,97 Kg. Para a transformação de IF em vazão volumétrica foi determinada a massa específica do PSAI puro a 23OC. A curva reológica do PSAI 495 F a 200OC com IF de 8,9 (g/10min) obtida por intermédio da equação Cross-WLF foi utilizada como padrão e junto com os resultados calculados a partir dos experimentos determinando-se o índice de correção de Bagley (e). O índice de escoamento (n) para realizar a correção de Rabinovitsch foi determinado a partir da curva tensão de cisalhamento na parede versus vazão. Aplicando os valores médios dos índices de correções nas equações, foi possível calcular a tensão de cisalhamento, taxa de cisalhamento e a viscosidade. Os resultados dos cálculos, com e sem a aplicação dos parâmetros de correção (e, n), foram representados graficamente juntos com a curva reológica padrão do PSAI obtendo-se valores coerentes. O mesmo procedimento foi aplicado para o PSAI com 5, 10, 15, 22, 30 e 40% de PUR com uma carga de 4,97 Kg e utilizando os mesmos valores de (e, n) foi possível descrever a variação da viscosidade em função da taxa de cisalhamento para as diferentes composições.
Palavras-chave: índice de fluidez, fluxo de massa, poliestireno, poliuretano.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.