Practical stability analysis of frequency controlled dimmable ballasts
Resumo
Reatores eletrônicos para alimentação de lâmpadas fluorescentes (LF) vêm substituindo os eletromagnéticos por terem trazido vários benefícios, tais como: (1) ausência de flicker, ruído sonoro e efeito estroboscópico; (2) menor tamanho e peso; (3) aumento de fluxo luminoso da LF; (4) redução do consumo de energia elétrica. Além disso, os reatores eletrônicos dimerizáveis possibilitam uma economia de energia elétrica ainda maior e proporcionam um maior conforto ambiental. A dimerização da LF, através da variação da freqüência de comutação dos interruptores do inversor, até 30% da sua potência nominal, geralmente pode ser implementada em malha fechada. Dimerização até os níveis mais baixos de potência somente pode ser atingida sob controle em malha fechada. O artigo apresenta um método prático da análise de estabilidade do conjunto LF - reator eletrônico e descreve o projeto do compensador. A análise teórica é verificada experimentalmente num protótipo de reator eletrônico dimerizável para uma LF modelo T8 de 32 W.
Palavras-chave: iluminação fluorescente, eletrônica de potência, reator eletrônico, dimerização, estabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.